domingo, 11 de maio de 2008

TEOLOGIA: BÊNÇÃO OU MALDIÇÃO?

Por Prof. Antônio Donizeti Romualdo. Mensageiro da Paz, Outubro de 1998.


A Teologia ainda é olhada com suspeita em nossas Igrejas. Que o digam os estudantes de seminários e institutos Bíblicos! [...] É um preconceito cultural que ainda não foi superado. Há pregadores medíocres que, quando falta a mensagem, procuram encher o tempo falando contra o estudo da Teologia. Outros, mais populistas, quando não sentem um "feedback pentecostal" para com a sua pregação, encontram um meio de execrar a Teologia com aqueles chavões manjados: "o que nos interessa é o Espírito ", "o estudo da Teologia mata a espiritualidade" ou ainda "a letra mata, mas o Espírito vivifica" e o auditório movido pelas emoções e não pela Palavra e inflamado pela eloqüência e suposta espiritualidade do mensageiro exclama: "Aleluia! Fala mesmo, ó Deus!" E o pobre estudante de Teologia, estigmatizado como "geladeira espiritual", "liberal" ou "desviado" é rejeitado pela congregação ou alienado do ministério.




Nosso propósito neste artigo é contribuir para que esse equívoco seja desfeito, provando que todos nós somos produto de uma interpretação teológica; que a Teologia pode ser boa, assim como também pode ser má como a Teologia da Confissão Positiva. Porém, se nós estudamos e trabalhamos com a boa Teologia, depurada pelo fogo do Espírito Santo, ela será uma poderosa ferramenta espiritual para o aprefeiçoamento dos santos. [...] A Teologia "é escrita por aqueles que tomam o devido cuidado em deixar que suas perspectivas sejam moldadas pela revelação bíblica" [James H. Railey e Benny C. Aker in Teologia Sistemática - Uma Perspectiva Pentecostal, editado por Stanley Horton].




1. DEFINIÇÃO DE TEOLOGIA:




Assim como a Filosofia, a Teologia é produto da reflexão humana. Ambas utilizam-se da razão. A Filosofia procura uma explicação adequada e sistemática da realidade, partindo de dados reais e da instrumentalidade da razão. Já a Teologia parte da revelação bíblica e procura explicar a realidade entendidos pela luz da razão.




[...] Seria uma arrogância intelectual pensarmos que podemos estudar a Pessoa de Deus como um cientista que disseca uma espécie no laboratório. A Teologia é uma ciência não-experimental, visto que, parte da criatura para o Criador, da temporalidade para a eternidade, do imanente para o transcendental. Ela é uma reflexão humana acerca de Deus, baseada na luz do conhecimento divino revelado nas Escrituras, que não pode ser refutado. Seu método é executado através do estudo exegético cuidadoso do texto bíblico que deve levar a uma declaração teológica de forma indutiva.




[...] A Teologia é bíblica porque a sua fonte primária são as Escrituras canônicas; é sitemática porque suas doutrinas se desenvolvem sobre toda a Bíblia; é contemporânea porque usa linguagem, conceitos e formas de pensamento que procuram dar sentido ao contexto atual; finalmente, ela é prática porque se relaciona com a nossa vida ao invés de ser somente um assentimento intelectual.




Embora a matéria-prima da Teologia seja a Escritura Sagrada, ela também se interessa pela comunidade original donde surgiu a revelação, incorporando aspectos desse meio e, de igual modo, pela comunidade para a qual a mensagem será repassada, já que a Palavra de Deus "se renova constantemente".




2. POR QUE A TEOLOGIA É NECESSÁRIA?

A) Porque agrupa, estabelece e enfatiza as doutrinas corretas da fé cristã, que são essenciais para o estabelecimento entre o crente e Deus. As doutrinas estão intimamente ligadas à nossa declaração de fé.


B) Porque a verdade doutrinária e a experiência existencial são relacionadas entre si. A verdade bíblica apresentada pela Teologia deve afetar nossa vida cotidiana, provocando mudanças positivas em nossa vida espiritual.


C) Por causa da grande quantidade de alternativas e desafios que abundam em nosso tempo. São as alternativas seculares como o humanismo, que advoga o secularismo e aponta o homem como senhor do seu destino; o marxismo ateu, que aponta para uma sociedade sem classes e nega tudo o que é espiritual.


D) Porque seu estudo diligente é uma poderosa arma contra os falsos ensinos. Vivemos uma verdadeira "Babel" de seitas e religiões falsas. São grupos que podem ser identificados pelas seguintes características: ambição financeira, ânsia por poder e negação das verdades bíblicas. O melhor antídoto contra essas heresias é o conhecimento doutrinário e teológico. Quem conhece o original não se deixa enganar pelo falso! Devemos examinar todas as diferentes doutrinas e rejeitar tudo o que aparenta uma roupagem de falsidade.


E) Reforça a visão e o labor pastoral. A história tem nos ensinado que todos os que descuidaram da doutrina (Teologia), pagaram um alto preço pelo fracasso. um exemplo disso pode ser o Pietismo do século XVII, que foi uma reação espiritual face à apatia e indiferença para com a doutrina. Porém, a infiltração de "lobos" (falsos mestres) destruiu o movimento, levando-o ao Racionalismo. A boa Teologia alimenta a visão do líder e dinamiza o seu labor ministerial. Fortalece suas convicções e leva os seus liderados à maturidade espiritual, protegendo-os contra a voracidade dos lobos vestidos de ovelhas.


3. PRODUTOS TEOLÓGICOS:


É uma insensatez criticar a Teologia ou aqueles que estudam essa disciplina, porque na realidade, todos somos frutos de uma escola de pensamento teológico. Como pentecostais, cremos no batismo com o Espírito Santo, na cura divina, na atualidade dos dons espirituais, na ênfase ao sobrenaturalismo e na busca da santidade. Foi através do estudo da Teologia que os nossos antepassados chegaram a esses pressupostos teológicos.


[...] O estudo teológico só irá fortalecer e dinamizar essa rica herança que o Senhor nos deu. Portanto, a fé pentecostal não é incompatível com a Teologia, ambas se complementam. Afinal, a Palavra de Deus nos admoesta a crescer não só na graça, mas também no conhecimento do Senhor Jesus Cristo.






Nenhum comentário: