segunda-feira, 23 de junho de 2008

ARQUEÓLOGOS ENCONTRAM A PRIMEIRA IGREJA CRISTÃ DO MUNDO

Fonte: EFE


Arqueólogos encontram, no norte da Jordânia, a 1ª Igreja Cristã do mundo.
Pesquisadores acreditam que local abrigou os discípulos de Jesus Cristo.


Área serviu de abrigo para oração para os cristãos quando sua religião ainda era perseguida.




Um grupo de arqueólogos acredita ter descoberto "a primeira igreja cristã do mundo" na localidade jordaniana de Rihab, 40 quilômetros ao nordeste da capital Amã, revelou o chefe do Centro de Estudos Arqueológicos local, Abdul Qader Hussan, ao jornal "Jordan Times". "Localizamos o que acreditamos ser a primeira igreja cristã do mundo, construída entre os anos 33 e 70 de nossa era", disse o arqueólogo na entrevista.



O templo está soterrado e sobre ele foi construída outra igreja, que ainda está de pé, em honra a São Jorge. "Trata-se de uma descoberta incrível, pois temos provas que nos fazem acreditar que o prédio recebeu os primeiros cristãos e os discípulos de Jesus Cristo" mencionados pelo evangelista Lucas, afirmou Hassan.



Segundo o arqueólogo, a caverna subterrânea serviu de residência e local de oração para os cristãos quando sua religião ainda era perseguida. "Acreditamos que não deixaram a caverna até que os romanos abraçaram o cristianismo", acrescenta Hassan, que acredita que a Igreja de São Jorge teria sido construída nesta época.



Assim, o templo teria servido de abrigo aos 70 discípulos de Jesus Cristo que, segundo a tradição, foram obrigados a fugir de Jerusalém por causa das perseguições religiosas para se refugiarem no norte da atual Jordânia, principalmente em Rihab.



De fato, a Igreja de São Jorge tem um mosaico no qual menciona "os 70 amados de Deus". Segundo a descrição de Hassan, o templo tem poucos degraus, sua estrutura é circular e conta com vários assentos de pedra para os sacerdotes.



Para o auxiliar do Bispo da Arquidiocese Grega Ortodoxa da região, Archimandrite Nektarious, a descoberta é "um marco importante para todos os cristãos do mundo" e lembrou que a única caverna semelhante em forma e propósito se encontra em Tessalônica, na Grécia.



Além disso, o especialista destacou o valor dos objetos encontrados em um cemitério próximo à caverna. "Encontramos objetos de cerâmica que datam de um período entre os séculos III e VII. As descobertas mostram que os primeiros cristãos e seus descendentes viveram aqui até a queda dos romanos", declarou Hassan.



Fontes do Ministério do Turismo jordaniano confirmaram que o Governo assumirá o controle da área da descoberta com o objetivo de atrair o maior número possível de visitantes.


Creio que ainda há muito o que se investigar; uma vez que a Bíblia aponta Antioquia na Síria, hoje território turco na moderna Antaquia, como a principal igreja cristã da Antigüidade, após Jerusalém, sendo o primeiro ponto de envio em massa de missionários.


Se realmente fosse a tal igreja, citada na reportagem, a primeira cristã, obviamente seria citada no Livro de Atos dos Apóstolos.


Mas vale a pena esperar os resultados, afinal é uma descoberta preciosa para a Arqueologia Geral.

Nenhum comentário: