domingo, 12 de julho de 2009

VOTO DE CABRESTO: ASSEMBLÉIA DE DEUS MADUREIRA COBRA VOTO DE PASTORES PARA 2010

Foi publicada, no jornal o Estado de São Paulo no dia 25 de junho de 2009, uma interessante matéria sobre o modus operandi na área política da Assembléia de Deus da Convenção de Madureira (CONAMAD), que não deixa de ser semelhante ao de outras tantas denominações espalhadas pelo país.


Segundo esse importante jornal, o Bispo [pastor, apóstolo, doutor, presidente vitalício, deputado federal, ex-presidente da CGADB, imortal; grifo nosso] Manoel Ferreira, presidente vitalício da Assembleia de Deus e deputado federal (PTB-RJ), tem mandado cartas aos pastores importantes da igreja, para pedir votos ao também pastor Dilmo dos Santos para deputado estadual em São Paulo nas eleições do próximo ano. Obtida pelo jornal O Estado de S. Paulo, a correspondência tem tom ameaçador e deixa claro aos pastores presidentes de campo (responsáveis pela administração de uma média de 50 templos) que seus cargos são de confiança e eles estão obrigados a apoiar o candidato.


"Esta eleição me mostrará quem são meus amigos e homens de confiança através dos mapas eleitorais. (...) Oro a Deus que não tenha nenhuma surpresa negativa, o que evidenciaria em quebra de confiança", diz o texto. Ferreira determina aos pastores em outro trecho que rompam qualquer acordo com outro político. "Mais vale a presidência de uma igreja e a confiança de um presidente nacional vitalício que qualquer acordo político contra a nossa vontade".


A seguir, o dirigente conclama os pastores a iniciar imediatamente o que chama de "conscientização" da pré-candidatura. "Não vamos iniciar o trabalho na época da eleição", defende. A legislação define a data de 6 de julho do ano de pleito, ou seja, daqui a pouco mais de um ano, para o início da propaganda política.


Presidente da Assembléia de Deus em Piracicaba, interior de São Paulo, Dilmo dos Santos não vê nenhuma irregularidade na propaganda antecipada. "Esta é uma decisão interna corporis da igreja. Eu tive minha pré-candidatura aprovada em um congresso da denominação em novembro do ano passado, em Bauru. Além disso, não estou fazendo campanha, sou apenas pré-candidato indicado pela instituição e não temo que a carta seja interpretada como campanha antecipada", disse. Procurado pela reportagem durante três dias, o bispo Manoel Ferreira não retornou às ligações com pedido de entrevista.


Por falar nisso, é bom frisar que o Bispo Manoel Ferreira tem como um dos filhos o Pastor Samuel Ferreira, líder da Assembléia de Deus no Brás (SP), o qual tem um programa televisivo nacional; e que quando se fala CONAMAD o leitor tenha em mente "mais uma capitania hereditária do Brasil".

2 comentários:

Aryelle Bárbara disse...

Irmão eu teria auturização pra publicar alguns dos seus textos no meu blog? Achei de muita importância! Grata, Aryelle.

Sóstenis Moura disse...

Irmã Aryelle, fique à vontade para usar os textos do Blog. Para mim é uma grande satisfação.

Sóstenis Moura