sexta-feira, 4 de abril de 2008

CRISTO, AMIGO FIEL.

CRISTO, AMIGO FIEL

Antenor Coelho Diniz

Mensageiro da Paz, Maio de 1985.



Nem sempre os mais felizes são os que estão cercados de amigos, pois os verdadeiros amigos nascem nos momentos das maiores adversidades da vida. Um bom amigo é de inestimável valor. Num grupo de cem pessoas, setenta por cento são colegas e somente cinco são considerados amigos, simplesmente amigos. Esse é o conceito conhecido na sociedade. Dizia um ilustre servo de Deus: "Os amigos costumam falar de coração aberto, sem reservas. O amigo está acima do irmão, ois se esse pode representar, não raro um vínculo de família, aquele representa um vínculo de coração".


Estamos rodeados de pessoas que, em certas ocasiões, dão a aparência de nos terem grande amizade, mas, que, de um momento para o outro, revelam seu verdadeiro caráter. Existem alguns tipos de amigos que conhecemos. São eles: o amigo interesseiro, o amigo ocasional, o amigo oportunista, o amigo confidente, o amigo fiel.


Um amigo raramente nasce de um mero contato, de um encontro fortuito, de companheirismo no trabalho. Mesmo podendo confiar em nossos amigos terrenos, humanos, falíveis, ainda corremos o risco de ser decepcionados no momento em que precisarmos de seus favores. O prórpio Jesus disse aos Seus discípulos: "Tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de Meu Pai vos tenho feito conhecer", Jo 15.15. Aqueles doze homens foram considerados os amigos do Salvador. Foram abençoados, participaram de grandes maravilhas operadas por Jesus e, no entanto, um deles O traiu e os outros O abandonaram, tanto na hora da prisão, no Jardim do Getsêmani, quanto no julgamento e na morte.


Depois da morte de Jesus, um deles achando-se frstrado na sua missão de evangelizar, disse aos demais: "Vou pescar; voltarei à antiga profissão". Para aquele discípulo, tudo estava terminado, pois não conhecia o poder da ressurreição de Jesus.


O homem é mutável, falho e inconstante. O amigo que não mudou e nunca mudará em Seu relacionamento com os homens é Jesus Cristo. Ele continua sendo o Amigo na vida e na morte. Ele é amigo na bonança e na tempestade. O Senhor Jesus, como homem, conhece os problemas do ser humano e, como Deus, tem poder para solucioná-los. Ele não nos decepciona em nenhum momento. "Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e eternamente", Hb 13.8.


Ele foi o amigo singular dos Seus discípulos; Ele é o melhor amigo e quer ser também seu amigo. Sua amizade é inigualável. Sua fidelidade é algo especial. Ele sabe ser amigo. Conheço-O há aluns anos e Ele se revela para mim cada dia mais maravilhoso, mais sincero, mais fiel.


Conheça a Jesus também, meu amigo leitor. Sinta-se seguro e participante do amor de Cristo. assim disse certo cantor sacro: "Achei um bom Amigo, Jesus, o Salvador, o Escolhido dos milhares para mim".


Para que essa amizade de Cristo tenha eficácia em nós, deve haver reciprocidade. Amar é participar. Cristo ama o pecador. O pecador deve amar a Cristo para que a bênção de Deus seja permanente. Se você precisa de um fiel confidente, Cristo é o ideal. Confesse a Ele, e tão-somente a Ele os seus males, as suas frustrações, seus problemas, e Cristo estará ao seu lado para ajudá-lo e lhe dar a salvação.


Nenhum comentário: