terça-feira, 2 de dezembro de 2008

PRÉVIAS PARA AS ELEIÇÕES DE 2010: O EXEMPLO DA ASSEMBLÉIA DE DEUS DO ESTADO DO MARANHÃO

Consultando o site da Convenção Estadual das Igrejas Assembléias de Deus no Maranhão - CEADEMA, tomei ciência de algo que é realizado naquele Estado e que poderia ser implementado em outros lugares.


Existe uma Prévia para escolha dos candidatos a deputados estaduais e federais membros da Igreja. Eles recebem um prazo de inscrição junto ao órgão administrativo competente da Convenção, o Conselho Político; e como pré-candidatos, protocolam um requerimento, acompanhado de currículo e carta de recomendação do pastor da congregação da qual é membro. Tal procedimento também se aplica aos irmãos que já detêm mandatos eletivos e almejam a reeleição.


Uma vez aceitas as inscrições, estão aptos à votação na Assembléia Ordinária que se dará neste mês de dezembro. Lá assinam um termo de compromisso.

Lógico que não impede que alguém que não foi escolhido saia candidato por conta própria, mas aparentemente a decisão é bastante transparente e garante que haja uma justificativa plausível para a escolha dos candidatos oficiais da Convenção. E não apenas a escolha com base na opinião de um único líder. E ainda garante que o candidato assuma um compromisso público e oficial com os princípios da instituição.

Nenhum comentário: