sábado, 9 de agosto de 2008

O PRONTUÁRIO MÉDICO DA IGREJA

Como às vezes dá vontade de expressar tudo o que se sente, eis aí.
Há tempos li uma história, a título de anedota, que além de me fazer rir bastante também me fez refletir sobre um monte de cousas sérias da vida.
Um homem que estava muito mal de saúde, internado em um hospital à espera da morte, teve seu prontuário médico trocado com o de outro que já se encontra bem e perto de receber sua alta hospitalar.
Os médicos e enfermeiras descuidados trocaram, da mesma forma, o procedimento a se adotar com cada um deles, e o resultado foi dos mais desatrosos.
Encurtando a história: quem beirava a morte viveu e quem tinha saúde morreu. Era uma piada.
O quadro atual na Igreja é o mesmo: quem ora, quem busca a Deus com sinceridade, quem se desvia do mal e da aparência do mal, quem canta com gratidão e singeleza de coração, quem serve a Deus com zelo, temor e tremor, obedece às determinações de seus líderes e de seu pastor, quem é zeloso com o estudo bíblico e a observância das Escrituras, quem vai ao templo com o propósito de adorar, de sentir a presença de Deus, todo ele é rejeitado, massacrado, injuriado, desprezado, tido por antiquado, "bibliocêntrico" (num sentido pejorativo), abestalhado, fanático, imaturo, arrogante ... e não faltam adjetivos ruins.
E quem vive uma vida desregrada, irresponsável, indigna, e não busca nem sequer ler a Bíblia, é defendido, é tido por desprezado, por coitadinho, às vezes por "uma bênção".
Alguns líderes, para não os perderem, inventam "modas", derrubam as regras antigas, desprezam as doutrinas bíblicas, culpam os costumes e os "arcaismos", criam atividades diferentes, dinâmicas, lazer, criam "soluções modernas". Tudo para não perdê-los. Como diz Maurice Roberts em um artigo para a revista Fé para Hoje: "a liderança abaixa os padrões de santidade para atrair grande número de pessoas".
E acabam trocando os prontuários espirituais dos membros da Igreja.
Adoecem os sãos, ou até chegam a matá-los. E vêem seus esforços quanto aos outros reduzidos a nada, uma vez que quem estava doente espiritualmente acaba morrendo, e tem seu rosto bem maquiado para aparentar morte súbita, inesperada, mas feliz, doce.
Certas mudanças e debates desnecessários causam bastantes estragos na Igreja. Quem está firme acaba sendo abalado, e quem cambaleia, por vontade própria dificilmente se regenera.
Tudo fica uma enorme bagunça. E a Igreja do jeito que o Inimigo quer: fraca, ineficiente, perdida, acéfala.
Querem corrigir os "erros" dos antigos. Que "erros"? Os que possibilitaram belos templos? Bons salários, ou prebendas? Carros de luxo e dias de bem-estar? Fama para uns? Cargos públicos sem concurso, ou cargos eletivos?
Há quem deixa a Igreja por conta de um utensílio, seja brinco, calça, short, bermuda. O que não faria se estivesse sob ameaça de uma pistola, de um fuzil, da vergonha, do desprezo, das pedras e esculhambações?
E quem está na Igreja cotidianamente, buscando algo melhor da parte de Deus, quem se renuncia, chora, clama para ouvir a voz exclusiva de Deus é massacrado.
Massacrado como? Com debates medíocres; com líderes despreparados; com pregações sem propósito bíblico, sem a "unção" de Deus; por duas horas de cantoria e cinco minutos de pregação; por músicas "sem pé e sem cabeça"; por remelexo ou emocionalismo infrutífero; por pregador que não pergunta a Deus o que deve ser pregado, ensinado, defendido ou apontado. Massacrado pela total ausência da expressão da vontade de Deus dentro de Sua Igreja, que é dEle, que Ele comprou para Si.
O que se busca, ao contrário, é o ajuste social, a adequação moderna, o pseudo-tratamento de traumas; traumas causados, muitas vezes, por pecados não confessados a Deus. Por falta de sinceridade com Deus numa única oração.
Busca-se a fama de Absalão. Com certeza, por motivos que no futuro serão revelados!
Desse jeito o sadio fica doente e o doente morre de vez!
A Igreja precisa de quem ensine bem, de quem queira conceder a honra exclusivamente para Cristo, apesar das graduações, mestrados, doutorados e pós-doutorados. Porque tudo isto é uma grande besteira. Qualquer um pode ter. Mas ensino autêntico, com propósito de recuperar as vidas para Cristo, de reabilitar o caído e de conceder maior oportunidade de ascensão espiritual dos que buscam, só Jesus pode dar. É lá no fundo do poço, uma água mais limpa, mais preciosa.
A Igreja não precisa de grego ou hebraico na exposição bíblica, de um pregador que demonstre ser o máximo. Não que eu despreze estas importantes ferramentas deliciosas de se estudar, mas um ourives não apresenta àquele que aprecia sua arte o trabalho que teve para esmerar a pedra preciosa bruta; ele simplesmente mostra e oferece a obra lapidada.
Quem não concordar que já embora, que desista, e que depois, arrependido do que fez e angustiado pelo que perdeu, volte e seja reinserido. O que não dá é colocar mármore no seculpro sob um falso argumento de restauração, de revolução, de modernização.
Se um dia houve quem muito sofreu por imposições mordazes, com líderes que criavam regras desnecessárias, há um culpado: aquele que inventou de consagrar ao ministério um neófito, que ou banalizaria tudo, ou exigiria o impossível.
Não que eu seja apegado ao tradicionalismo contumaz, mas também não vou aprovar o pensamento ultra moderno de começar a construir uma casa pelo teto.
Quem tentou não conseguiu. E o que é pior: morreu embaixo de suas próprias idéias.
Ser moderno é ensinar o de sempre usando os recursos atuais. E não o inverso.
Aquela velha manha política de falar no futuro fazendo uso de interesses antigos de manipulação e conquista de espaço para si.
Sóstenis Moura

Um comentário:

Anônimo disse...

Infelizmente, essa e outras realidades assolam membros e congregados.
Como seria proveitoso se pelo menos metade de nossos irmãos tivessem essa visão.
Muitos se calam, fecham os olhos...
Mas uma coisa não se pode deixar esfriar em nossos corações; DEus é fiel. Tomará para Si, os limpos de coração. Por isso, tais palavras sabias do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo: São muitos chamados e poucos escolhidos.
Nada que fazemos ou pensamos pra DEUS é em vão ou fica desapercebido.
Paz!!!