quarta-feira, 1 de outubro de 2008

SUCESSO DA EXTREMA-DIREITA AMEAÇA RELAÇÕES ENTRE A ÁUSTRIA E ISRAEL

Fonte: O Globo

Analistas políticos tentam explicar a razão do espantoso sucesso dos partidos de extrema-direita nas eleições para o Parlamento da Áustria no último domingo (28 de setembro). As duas legendas extremistas, o Partido Liberal (FPO) e a Aliança para o Futuro (BZO), conseguiram quase 30% das cadeiras do Parlamento, o melhor resultado da extrema-direita desde 1945, após o fim da Segunda Guerra Mundial.
A volta da extrema-direita ao poder já causa tensão entre as relações diplomáticas com o Estado de Israel, como informou o próprio porta voz do Ministério das Relações Exteriores de Israel, Igal Palmor.
A Extrema-direita representa os grupos xenófobos, que odeiam os estrangeiros e negam a existência do Holocausto judeu.
Israel já cogitou romper as relações diplomáticas com a Áustria, caso tais grupos componham o próximo governo de coalizão.
Talvez seja um forte indício do crescimento de idéias anti-semitas, e da evidente insatisfação da população com atuais formas de governo adotadas na Europa. Tudo caminha para maiores tensões de âmbito mundial, principalmente se a crise financeira que desponta se avolumar, e grupos radicais continuarem sendo legitimados pelo voto popular.

Nenhum comentário: