quinta-feira, 26 de março de 2009

30 ANOS DO ACORDO DE PAZ ENTRE ISRAEL E EGITO.


Fonte: Governo de Israel - Traduzido e adaptado por Sóstenis Moura.

O Presidente egípcio Anwar el-Sadat apertou as mãos do Primeiro-ministro israelense Menachem Begin e, sob o apoio do Presidente norte-americano Jimmy Carter, uma nova era estava começando no Oriente Médio. Até hoje, o Tratado de Paz é considerado o divisor de águas na situação geopolítica do Oriente Médio, abrindo as portas para a paz entre Israel e o Mundo Árabe, e sugerindo uma nova agenda para as relações diplomáticas da região.
A assinatura do Tratado de Paz foi o resultado da coragem de dois grandes líderes - o Primeiro-ministro de Israel, Menachem Begin, e o Presidente egípcio, Anwar Sadat. O Presidente Sadat visitou Israel em 19 de novembro de 1977 e foi recebido no Knesset (Congresso) sob forte comoção.
Ambos os países têm se beneficiado com o acordo de cooperação que se aplica em ações na agricultura, com troca, ou cessão, de tecnologia por parte de Israel; na educação; na indústria, destacando-se o Acordo de Gás, avaliado em US$ 2,5 bilhões, importante partilha de energia entre os dois países; na saúde; turismo; e tantas outras áreas, gerando volumosas somas financeiras e fortalecendo a economia de ambos. E a tranquilidade dada às populações que há trinta anos não sofrem consequências de conflitos bélicos.
Na verdade, tudo começou com o esforço do Presidente Jimmy Carter em 1978 com acordos negociados na casa de campo do Presidente em Maryland (chamada Camp David) e assinados na Casa Branca pelo Presidente Anwar Sadat, do Egito, e pelo Primeiro-Ministro Menachem Begin, de Israel, em 17 de Setembro de 1978, que formaram um "pactum de contrahendo" pelo qual Egito e Israel se comprometiam a negociar em boa fé e a assinar um tratado de paz, conforme os princípios delineados nos Acordos de Paz de Camp David. O Presidente Jimmy Carter, dos Estados Unidos, foi o patrocinador e anfitrião do encontro, e participou ativamente das negociações, recendo posteriormente o prêmio Nobel da Paz.
O
Tratado de Paz Israel-Egito foi, de fato, posteriormente celebrado, em 26 de Março de 1979, em Washington, DC.

Nenhum comentário: